CONVICTO

É terça-feira em São Paulo, metrópole impessoal e intimidadora, palco de exclusão social e econômica. No segundo andar de um velho prédio no centro da cidade presenciamos o encontro de poetas oriundos da periferia. Sua poesia vigorosa revela o abismo social brasileiro e as pautas de luta contra a violência policial, contra o machismo, contra as péssimas condições do ensino público.

As falas embaladas pelo som da bateria e contrabaixo dos “Listras Negras” nos transportam para a cidade impessoal e vazia e para as escolas ocupadas pelos estudantes que defendem reformas no ensino e que são reprimidos pela polícia em nome do estado.

Como acontece esse encontro de poetas? Que lugar é esse que funciona como uma embaixada da periferia no centro da cidade? Quem são os atores desse drama que está mexendo com a produção cultural paulistana, apontando para novas vanguardas culturais? Ao nos envolvermos com o movimento do sarau somos confrontados com essas questões e com as múltiplas respostas possíveis para elas.

 TRAILER 

Ficha técnica

Convicto – Brasil – 2016 – 77’18”

Produção: DGT Filmes - Coprodução 3dB - Produção Associada: Suburbano Convicto Produções

Direção: Sergio Gagliardi - GAG - Direção de Produção: Wellington Darwin

Direção de Fotografia: Toni Nogueira - Roteiro e Edição: Sergio Gagliardi - GAG

Fotografia: Toni Nogueira, Wellington Darwin, Sergio Gagliardi - GAG e Tiago Pastoreli

Trilha Sonora: Listras Negras. Toni Nogueira (Percussão) e Xantilee Jesus (Contrabaixo)

Elenco: Alessandro Buzo, Listras Negras e poetas do Sarau Suburbano

Sarau na Escola Ocupada